Proposta

Atividades

Experiências

Filtro:


Biografias

Lugares

Entrevistas

Eventos

Imagens

Impressos

Manuscritos

Mapas

Objetos

Vídeos

Tags:

Temas:

Período:

De     a   

Contribua
  • TEMAS
  • ACERVO
  • ESPAÇO
  • TEMPO
  • NA ESCOLA
  • ROTEIROS
  • SOBRE

Experiência

O boi-de-mamão e as festas de africanos e afro-descendentes

Relatório do Estágio Supervisionado de História de Isabella Cristina de Souza e Letícia da Silva Gondim realizado na Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos, requisito curricular da licenciatura em História na UFSC. A escola está localizada no bairro da Armação do Pântano do Sul, em Florianópolis, e tem uma relação muito significativa com a comunidade, relação esta que contribuiu para que o grupo de oito estagiários estabelecesse uma proposta de Educação Patrimonial com os alunos da instituição.

As aulas problematizaram o tema da escravidão em Desterro no século XIX mas também abordaram o folguedo do boi-de-mamão, visto que o eixo temático do Programa Santa Afro Catarina “festas e celebrações” inspirou essa relação passado-presente. A principal preocupação nesse estágio foi desenvolver uma proposta de educação patrimonial associada ao ensino de história local. O estágio foi orientado pela Professora Andréa Ferreira Delgado (MEN/CED/UFSC) e coorientado pela Profa. Daniela Sbravati (EBM Dilma Lúcia dos Santos).

Boi de mamão e festas de africanos

Créditos: Isabella Cristina de Souza e Letícia da Silva Gondim /Santa Afro Catarina na Escola

SOUZA, Isabella Cristina; GONDIM, Letícia da Silva, “O boi-de-mamão e as festas de africanos e afrodescendentes: Uma experiência de educação patrimonial no ensino de história”. Relatório de Estágio Supervisionado de Ensino de História. Curso de Licenciatura e Bacharelado em História, UFSC, 2013.

Voltar para a lista