O reservatório de água do Morro do Antão, hoje conhecido como reservatório da Casan, na Rua Gen. Nestor Passos, em Florianópolis, tem origem no século 19, no “depósito de água potável do Dr. Joaquim Augusto do Livramento”, presente no mapa de 1876. O Dr. Livramento, servidor público e deputado provincial falecido em 1883, explorava o serviço de abastecimento de água, utilizando carroças com tonéis e empregando homens livres e escravizados nesse serviço, oferecido de porta em porta. A alternativa gratuita era buscar água nas diversas cariocas (fontes) públicas da cidade: a da Rua da Palhoça (atual Rua Vidal Ramos), a do Campo do Manejo (no local do Instituto Estadual de Educação) e a do Largo do Coronel Fagundes.
Nas obras de implantação do sistema de abastecimento de água encanada, realizadas entre 1909 e 1910, o reservatório pertencente ao Dr. Livramento foi incorporado à rede pública.
BIBLIOTECA NACIONAL DA ESPANHA. Planta Topographica da Cidade do Desterro levantada pelos Engenheiros Major Antônio Florêncio Pereira do Lago e Carlos Othom Schlappal, 1876.
FLORIANÓPOLIS. Arquivo do Fórum Municipal de Florianópolis. Inventário de Joaquim Augusto do Livramento. 1ª. Vara de Família, caixa 04 de 1883, no 285. Florianópolis, 1883.