Não se sabe ao certo qual foi o primeiro centro espírita da atual Grande Florianópolis, porém há um consenso que refere o Centro Espírita São Jorge, da mãe de Santo Malvina Ayroso de Barros, como o primeiro centro de Umbanda de Florianópolis. Fundado em 1947, e registrado oficialmente em 1953, ele foi, certamente, o mais importante terreiro da região. Dona Malvina, nascida em 14 de setembro de 1910, em Itajaí, foi tecelã e artesã, e somente perto dos 30 anos começou a sentir sua mediunidade. Ela e o marido, José de Barros, fundaram o Centro Espírita São Jorge em 14 de setembro de 1947.
Atualmente localizado no bairro da Coloninha, na área continental da cidade, na época estava instalado em uma região relativamente desabitada, talvez uma estratégia para se distanciar da vizinhança e fugir à perseguição policial. Se antes tínhamos as benzedeiras, rezadeiras e curandeiras para oferecer tratamento de saúde, principalmente para pessoas pobres que não tinham condições de procurar uma “medicina oficial”, a partir dos anos de 1940 e 1950, as casas de santo de Umbanda dão continuidade a esse trabalho prestado à comunidade. Mesmo com toda dificuldade, Dona Malvina conquistou o respeito dos moradores, o que minimizou a perseguição ao terreiro. Isso se deu principalmente nos anos de 1970, quando suas festas, como as de Cosme e Damião e de preto velho, bem como as obras de caridade a tornaram conhecida. O Centro Espírita São Jorge tornou-se um espaço de socialização entre os afrodescendentes, mas também entre os brancos de diferentes camadas sociais, incluindo alguns oficiais da justiça e até mesmo políticos conhecidos.
Ainda na ativa, o Centro Espírita está localizado no Estreito, na Rua Felipe Neves, número 529.Após a morte de Dona Malvina, em 1988, o Centro ficou sob a responsabilidade de sua filha e sucessora, mãe de Santo desde 1973, Juraci Malvina Pereira, nascida em Florianópolis em 1939.
SILVA, Beatriz Pereira da. Trajetória de luz e encanto: discursos e narrativas sobre Mãe Malvina (1970-2016, Florianópolis, SC). 2016. Dissertação (Mestrado em História) – Centro de Ciências Humanas e de Educação, Programa de Pós-Graduação em História, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
AMORIM, Janaina. Tramas cotidianas dos afrodescendentes de São José no pós-abolição. 2011. Dissertação (Mestrado em História) – Centro de Ci~encias Humanas e de Educação, Programa de Pós-graduação em História, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.
TRAMONTE, Cristiana. Bases Históricas da consolidação das religiões afro-brasileiras: Embates e estratégias do “povo de santo” em Santa Catarina. Revista Brasileira de História das Religiões, ANPUH, [online], Dossiê Questões teórico-metodológicas no estudo das religiões e religiosidades – Vol. II, ano V, n. 14, [s.p.], set. 2012. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RbhrAnpuh/article/view/30239/15806. Acesso em: 14 fev. 2020.