A planta do litoral da Cidade do Desterro acompanhava o plano de embelezamento apresentado pelo Presidente da Província, Antero José Ferreira de Brito, à Câmara Municipal em novembro de 1846, e a legenda “Em projeto” corresponde às intervenções propostas. Ela mostra a linha do mar antes dos sucessivos aterros da baía Sul, quando as construções (casas, armazéns) voltavam as costas para o mar e o porto era constituído de um trapiche municipal e alguns trapiches particulares, por onde circulavam canoas que transportavam as mercadorias da praia até os navios.
Secretaria de Estado do Planejamento de Santa Catarina, Diretoria de Estatística e Cartografia – DEGE. ALVIM, João de Souza Mello. Planta do litoral da Cidade do Desterro (1846). Disponível em Atlas Digital Mapas Catarinenses, http://www.spg.sc.gov.br/mapas/cidades/florianopolis/090-5-1846-01.pdf, Acesso em 16/03/2018.
HÜBENER, Laura Machado. O movimento comercial do Porto de Nossa Senhora do Desterro do século XIX. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Santa Catarina, 1979.