Proposta

Atividades

Filtro:


Biografias

Lugares

Entrevistas

Eventos

Imagens

Impressos

Manuscritos

Mapas

Objetos

Vídeos

Tags:

Temas:

Período:

De     a   

Experiências

Contribua
  • TEMAS
  • ACERVO
  • ESPAÇO
  • TEMPO
  • NA ESCOLA
  • ROTEIROS
  • SOBRE

Atividade

Imprensa e teatro

O teatro, um dos principais símbolos da ilustração burguesa oitocentista, detinha papel de destaque na vida cultural de Desterro no século XIX, principalmente por meio de  sociedades amadoras que organizavam eventos em diferentes espaços da cidade. Cruz e Sousa foi freqüentador assíduo desses eventos, além de ter trabalhado em uma companhia teatral com a qual circulou por várias províncias do Império.

Nesta atividade, você vai descobrir como o teatro se tornou uma atividade relevante para a reunião de artistas, escritores e abolicionistas no século XIX, movimentando a vida urbana de uma cidade como Desterro, mas também mobilizando pessoas e ideias que ajudavam a arrecadar fundos para a libertação de escravos. 


1- De acordo com o texto Juventude em Desterro, busca pela arte, na segunda metade do século XIX, Desterro era considerada uma cidade pequena, mas ela não estava isolada. Quais são os elementos citados que justificam essa afirmação? Aponte-os.

2-    Quais são as características culturais de Desterro no século XIX apresentadas no texto? Identifique-as e descreva-as. Em seguida, relacione essas características culturais à dinâmica urbana de Desterro a que se refere o texto

3-    Virgilio Varzea escreveu um texto, 25 anos após a morte de Cruz e Sousa, no qual faz uma homenagem ao poeta apresentando vários episódios da sua história. Explore o texto Virgilio Várzea rememora Cruz e Sousa, analisando como o autor descreve a relação de Cruz e Sousa com o teatro

4- Sobre o texto intitulado O teatro como agente civilizador [link texto]responda:

a)      Identifique as características desse texto, diferenciando-o de outros apresentados nesse módulo. Ele tem alguma especificidade?  

b)      De acordo com a autora, a qual camada social se destinava o teatro? Podemos afirmar que ele ocasionou um processo de diferenciação social? Argumente em favor da sua resposta.

c)      De acordo com o texto, porque o teatro produziu um processo de diferenciação social entre uma elite, considerada culta e civilizada, e as camadas populares no século XIX?

5- Analise a importância das Sociedades Dramáticas Amadoras para a vida social de Desterro no século XIX.


Atividade de pesquisa na internet   

a)      Pesquise, em diferentes sites da web, quais são os teatros atualmenteexistentes em Florianópolis e apresente-os.

b)      Compare os teatros pesquisados e verifique se algum deles corresponde ao antigo Teatro Santa Izabel. Justifique a sua resposta.

c)      Pesquise quais são os eventosapresentados, atualmente, nesse Teatro.

d)      Você considera que o teatro ainda é um espaço de sociabilidade importante nos dias atuais?

e)      É possível afirmar que, a exemplo do que acontecia no século XIX, o teatro ainda é um espaço de diferenciação social?


Atividade coletiva

Debate com os seus colegas:

-Quais são as instituições culturais (museus, teatros, galerias, centros de exposição, dentre outros) que vocês costumam frequentar na sua cidade?

-Qual a opinião de vocês sobre essas instituições? Vocês as consideram adequadas aos seus interesses culturais?

-Que outras instituições culturais vocês desejariam que sua cidade tivesse? Por quê?

Organizem um debate sobre a importância de espaços culturais nas cidades como um direito da juventude à cultura. Para fundamentar esse debate, reflitam sobre a presença e a ausência de políticas públicas no campo da cultura. 

Teatro Santa Isabel (atual Álvaro de Carvalho)
Virgílio Várzea rememora Cruz e Sousa
Sociedades dramáticas amadoras
Virgílio dos Reis Várzea

Temas

A Desterro de Cruz e Sousa

Tags

cultura
imprensa
literatura
sociabilidade
teatro
Créditos: Equipe Santa Afro Catarina na Escola

Voltar para a lista