Proposta

Atividades

Filtro:


Biografias

Lugares

Entrevistas

Eventos

Imagens

Impressos

Manuscritos

Mapas

Objetos

Vídeos

Tags:

Temas:

Período:

De     a   

Experiências

Contribua
  • TEMAS
  • ACERVO
  • ESPAÇO
  • TEMPO
  • NA ESCOLA
  • ROTEIROS
  • SOBRE

Atividade

Hierarquia social no Brasil escravista

Uma das principais questões para o entendimento da sociedade brasileira contemporânea é a do legado da escravidão. De que maneira mais de 300 anos de escravidão marcaram a formação do nosso país? É inegável que a economia da sociedade colonial, e depois do Brasil independente – produção de açúcar, mineração, café, pecuária, produção de alimentos, atividades urbanas – dependia da mão de obra escravizada. Para isso, entre meados do século XVI e meados do século XIX, o Brasil recebeu cerca de 40% de todo o tráfico transatlântico de escravos africanos, estimado em 12 milhões de pessoas. Para além da economia, como considerar o impacto da escravidão sobre a organização da sociedade? Observar o lugar social das pessoas de origem africana é um bom indício. Por quais critérios as pessoas eram diferenciadas na sociedade brasileira do século XIX e por quais critérios somos diferenciados hoje?


1- Descreva a cena representada na gravura Um funcionário do governo saindo de casa com a família (documento 1), a partir das seguintes questões:

a) Qual é o cenário?

b) Quantas pessoas aparecem na cena representada?

c) Quem seriam, na sua opinião, os personagens, e em que ordem estão representados?

d) Que relações essas pessoas aparentam guardar entre si?

e) Busque outras aquarelas de Jean Baptiste Debret que abordem a sociedade brasileira no início do século XIX e, com seus colegas, identifique os temas que ele escolheu representar.

2 - Sobre a tabela “Quadro geral da população da paróquia de Nossa Senhora do Desterro” do Recenseamento do Império de 1872 (Documento 2), pesquise e responda:

a) O que é um recenseamento e para que serve?

b) Quais os recenseamentos nacionais o Brasil já teve?

c) Observe a tabela referente a Desterro em 1872 e identifique o tamanho da população de origem africana, escravizada e livre e a proporção de brancos na população total.

d) Aponte hipóteses sobre quem eram aqueles considerados caboclos.

e) Compare os dados sobre a alfabetização de livres e escravos e depois compare a taxa de alfabetização da população de Desterro em 1872 com a mesma taxa em Florianópolis no último censo.

d) Pesquise e aponte os critérios de classificação da população por raça e cor adotados no último censo brasileiro.

4 - No Texto 1, o historiador norte-americano Stuart Schwartz afirma que a sociedade escravista brasileira se caracterizava pela hierarquia social baseada na escravidão e na raça, e não apenas pela forma de exploração do trabalho. Com base nessa interpretação, escreva um pequeno texto reflexivo relacionando os doisdocumentos e o trecho do texto de Schwartz, expondo o que aprendeu acerca da sociedade escravista em Desterro. 

Temas

A Desterro de Cruz e Sousa
Créditos: Equipe Santa Afro Catarina na Escola

Brasiliana Iconográfica: http://www.brasilianaiconografica.art.br/

Recenseamento Geral do Império do Brazil em 1872: https://biblioteca.ibge.gov.br/biblioteca-catalogo?id=225477&view=detalhes
Voltar para a lista