Filtro:


Biografias

Lugares

Entrevistas

Eventos

Imagens

Impressos

Manuscritos

Mapas

Objetos

Vídeos

Tags:

Temas:

Período:

De     a   

  • TEMAS
  • ACERVO
  • ESPAÇO
  • TEMPO
  • NA ESCOLA
  • ROTEIROS
  • SOBRE

Biografia

Germano Wendhausen
Data: 1853-1930

Personagem importante da política catarinense no final do Império e durante a Primeira República, Germano Wendhausen nasceu no dia 12 de março de 1853, em Nossa Senhora do Desterro. Foi deputado provincial e prefeito de Florianópolis no início do século 20. Em meados da década de 1880, participou ativamente da campanha abolicionista em Desterro através da Sociedade Carnavalesca Diabo a Quatro, da qual era diretor. Como outros clubes abolicionistas, a Diabo a Quatro dedicava-se a arrecadar fundos para o pagamento de alforrias, visto que seus membros defendiam a emancipação gradual dos escravos mediante indenização dos senhores. Era o caso de Wendhausen: tinha escravos e alforriou alguns deles sob a condição de servirem gratuitamente por alguns anos.

Foi próximo de Cruz e Sousa, mantendo com ele correspondência e emprestando-lhe dinheiro quando este foi para o Rio de Janeiro.

Como presidente da Diabo a Quatro, foi um dos principais responsáveis pela primeira comemoração da abolição em 1889. Quando a população negra de Florianópolis começou a tomar a frente na organização das comemorações oficiais do 13 de Maio, nos anos 1910, Germano Wendhausen foi celebrado por seu papel no abolicionismo, sendo recorrentemente homenageado até sua morte.

Temas

A Desterro de Cruz e Sousa
Pós-abolição em Florianópolis

Tags

abolicionismo

BARTHOLOMAY FILHO, Fernando. A memória da abolição em Santa Catarina: imprensa, cultura histórica e comemorações (1889-1930). 2014. Dissertação (Mestrado em História) – Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

 

PENNA, Clemente Gentil. Escravidão, liberdade e os arranjos de trabalho na Ilha de Santa Catarina nas últimas décadas de escravidão (1850-1888). 2005. Dissertação (Mestrado em História) – Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

 

PIAZZA, Walter. Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1994.