Filtro:


Biografias

Lugares

Entrevistas

Eventos

Imagens

Impressos

Manuscritos

Mapas

Objetos

Vídeos

Tags:

Temas:

Período:

De     a   

  • TEMAS
  • ACERVO
  • ESPAÇO
  • TEMPO
  • NA ESCOLA
  • ROTEIROS
  • SOBRE

Biografia

Marechal Guilherme Xavier de Sousa
Data: 1818-1870


 

O Marechal Guilherme Xavier de Sousa nasceu na vila de Nossa Senhora de Desterro em 1818, filho de um capitão do exército. Fez carreira militar, tendo estudado na Escola Militar da Corte no início da década de 1830. Como tenente e mais tarde capitão, atuou contra os farroupilhas e contra os liberais paulistas em 1842. Como major, comandou um batalhão de infantaria na campanha brasileira contra o Uruguai em 1851. Era coronel quando eclodiu a Guerra da Tríplice Aliança. De 1865 a 1870, esteve diversas vezes no front de guerra e foi agraciado com o título de marechal, tendo inclusive assumido o comando das tropas brasileiras no início de 1869.  Faleceu em Desterro, aos 52 anos, no final do ano de 1870. Apesar de não ter falecido na guerra, o Marechal Guilherme encabeça a lista dos homenageados pelo monumento erigido no Centro do Largo da Matriz para os heróis da Guerra do Paraguai.

Era casado com D. Clarinda Fagundes Xavier de Sousa, com quem residia em uma chácara localizada próximo à Igreja do Rosário. O casal não tinha filhos.

Guilherme e Carolina, os pais de Cruz e Souza, foram escravos da família e para ela continuaram trabalhando mesmo alforriados. Carolina já era liberta em 1862 e trabalhava como lavadeira, enquanto Guilherme, pedreiro, foi alforriado em 1864. Cruz e Sousa teria, segundo os biógrafos, crescido na chácara do Marechal e sido protegido de sua esposa, D. Clarinda. 

Temas

A Desterro de Cruz e Sousa

Documentos

Virgílio Várzea rememora Cruz e Sousa
Casa do Marechal Guilherme
Monumento à Guerra do Paraguai

Tags

alforria
exército
Guerra do Paraguai
João da Cruz e Sousa

[imagem: Autor desconhecido. Patrono Marechal Guilherme Xavier de Sousa. Disponível em http://www.10bi.eb.mil.br/patrono.php. Acessado em 24/04/2013.]

ESPÍNDOLA, Elizabete Maria. Cruz e Sousa: modernidade e mobilidade socia nas duas últimas décadas do sécuo XIX. São Paulo. PUC. Dissertação de mestrado em História, 2006.

JÚNIOR, Raimundo Magalhães. Poesia e Vida de Cruz e Sousa. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.

SOARES, Iaponan. Ao redor de Cruz e Sousa. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1988.