No século XIX, os Estados nacionais passaram a se preocupar com a escolarização dos cidadãos. Os filhos de famílias abastadas estudavam em casa, com preceptores contratados, ou em escolas mantidas por ordens religiosas. Para as camadas médias, em vários países do mundo, dentre eles o Brasil, foi estruturado um sistema de ensino público. A instrução primária frequentemente se dava em escolas em casas de professoras, por vezes subsidiadas pelo poder público. O Colégio Pedro II, fundado em 1837 no Rio de Janeiro, foi o primeiro colégio secundário público. Não era gratuito, mas isentava de pagamento órfãos pobres, alunos que tivessem se destacado no ensino primário e também, mais tarde, filhos de militares mortos na Guerra do Paraguai.
Nas províncias, o ensino público se difundiu apenas no final do século XIX, com o entendimento da necessidade de investimento para garantir a gratuidade. Desde meados do século, a província subsidiava a oferta de cursos secundários. O Ateneu Provincial (1874-1883) funcionou em uma chácara localizada na região onde, hoje, encontra-se a Praça Getúlio Vargas, também conhecida como Praça dos Bombeiros, no centro de Florianópolis. No local, antes, funcionaram o Colégio dos Jesuítas (1845-1853), o Liceu Provincial (1857-1863), o Colégio Santíssimo Salvador (1865-1870) e o Colégio da Conceição (1872-1874).
Consta, nos jornais da época, que João da Cruz e Sousa e seu irmão Norberto cursaram o secundário no Ateneu, sendo que o futuro poeta sempre teve bom aproveitamento. No período republicano, os governos estaduais expandiram a rede pública de ensino, mas a experiência das crianças negras foi frequentemente a de discriminação e consequente evasão.
Com base na leitura do documento “Ateneu Provincial”, desenvolva as atividades propostas abaixo:
1- Sobre o colégio Ateneu Provincial,identifique:
a) A cidade onde se localizava;
b) O período durante o qual funcionou nesta cidade;
c) A quem o colégio poderia atender como bolsistas;
2- Levante hipóteses sobre os motivos que levaram Guilherme Sousa a reivindicar o direito de matricular dos seus filhos no Ateneu Provincial;
3- Assim como fez Guilherme Sousa em 1870, nos dias atuais é comum um cidadão reivindicar seu direito à educação? Pesquise em diferentes sites da internet uma situação que se assemelhe ao exemplo apresentado e comente-a.
4- Disserte sobre a importância da educação para as crianças descendentes de escravos, antes e depois da abolição.
5- Imagine que você é um ex-escravo, alfabetizado, pai ou mãe de dois filhos, residente em Desterro no ano de 1877, sua condição é de pobreza em virtude do pouco que recebe por seu trabalho como carregador ou quitandeira no mercado público.
Durante sua atividade no mercado, escuta uma conversa na qual algumas pessoas debatem a notícia de que o Ateneu Provincial está admitindo alunos mensalistas. Momentos mais tarde você decide que seus filhos aproveitarão esta oportunidade para estudar. Para conseguir as vagas, você precisará escrever uma carta ao Presidente da Província a fim de convencê-lo de que seus filhos devem ser contemplados com a possibilidade de estudar. A carta deverá conter:
a) Local e data;
b) Sua apresentação;
c) A apresentação de seus filhos;
d) Argumentos que convençam o presidente provincial de que seus filhos devem estudar na escola
e) Agradecimentos e saudações
SCHARDONG, Rosmeri. A instrução pública secundária em Desterro. Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina, 1997.
SEBRÃO, Graciane Daniela. Presença/ausência de africanos e afrodescendentes nos processos de escolarização em Desterro – Santa Catarina (1870-1888). Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade Estadual de Santa Catarina, 2010.
SOARES, Iaponan. Ao redor de Cruz e Sousa. Florianópolis, Editora da UFSC, 1998.