O abolicionismo foi um movimento de grande amplitude, que teve início no final do século XVIII, e defendeu a proibição do comércio de escravos e a abolição da escravidão. O Brasil foi o último país das Américas a abolir a escravidão, sendo que a campanha abolicionista se difundiu apenas na década de 1880.
Em 1885, foi fundado, na cidade de Desterro, o jornal O Moleque.Nele, Cruz e Sousa trabalhou como relator. O periódico, assim como outros da mesma época, engajou-se na campanha abolicionista por meio da publicação de notas e charges críticas aos proprietários de escravos e de notícias sobre o tratamento conservador dado à questão no Parlamento Imperial. O abolicionismo foi uma das bandeiras políticas da década de 1880, sendo que a abolição era frequentemente associada às reformas necessárias para o progresso do país. Na imprensa, a campanha pela abolição apresentava os argumentos de militantes históricos como Joaquim Nabuco, André Rebouças e José do Patrocínio, que faziam divulgação dos atos públicos e criticavam a monarquia pelo imobilismo. Nesta atividade, você vai descobrir os bastidores de uma das mais engajadas campanhas políticas da História do Brasil.
Veja a imagem (Doc. 1 – Cena escandalosa) e leia a narrativa indicada (Doc. 2 – Cruz e Sousa e o abolicionismo) e depois responda as questões abaixo:
1 – Sobre o documento 1, descreva:
a) O vestuário dos personagens;
b) O que cada personagem está fazendo;
c) O cenário.
2 – O documento 1 reproduz uma charge publicada no Jornal O Moleque, em 1885. Interprete a intenção dos redatores do jornal ao publicá-la, levando em consideração o contexto descrito no documento 2.
3 – A imprensa teve papel importante na difusão das ideias abolicionistas. Consulte outros jornais de Desterro na década de 1880 disponíveis na Hemeroteca Digital Catarinense e compare as notícias acerca da campanha abolicionista.
Em seguida, analise uma nota publicada no mesmo jornal, semanas depois (Doc. 3 – A escravidão e o progresso nas páginas d’O Moleque)
1 – Identifique no texto:
a) A cidade
b) Os personagens
c) O motivo da critica a Brocardo
2 – Afirma-se no jornal O Moleque que Estevão Brocardo era um escravocrata em tempos de abolição.
Retorne aos dois documentos analisados e liste os termos usados no jornal O Moleque para referir-se ao Sr. Estevão Brocardo.
3 – A tríade “liberdade, igualdade e fraternidade” defendida no texto remete a Revolucao Francesa (1789-1799) e pode indicar a defesa do republicanismo pelos redadores d’ O Moleque. Pesquise acerca da relacao entre a campanha abolicionista e a difusao das ideias republicanas na decada de 1880 no Brasil.
4 – Consulte exemplares d’O Moleque disponiveis no Portal Catarina e identifique os temas que preocupavam os redatores do jornal alem da emancipacao dos escravos. Escreva um texto curto sobre como essas bandeiraspoliticas estavam relacionadas, usando exemplos tirados do jornal.
Links externos: Hemeroteca Digital Catarinense http://hemeroteca.biblioteca.sc.gov.br/
Portal Catarina: http://www.portalcatarina.ufsc.br