O Teatro Santa Isabel foi concebido para suprir a necessidade de um teatro amplo e moderno para a Capital da Província de Santa Catarina, que contava apenas com o Teatro São Pedro de Alcântara. Sua pedra fundamental foi lançada em 1857, mas o prédio só pôde ser concluído depois de passar para as mãos do governo provincial, que quitou as dívidas do imóvel e financiou o término da sua construção. Foi inaugurado em 1879. Seu nome foi dado em homenagem à Princesa Isabel, mas, em 1894, com a passagem do Império para a República, o teatro foi renomeado para Álvaro de Carvalho, em memória ao dramaturgo (republicano) catarinense. No final do século XIX, havia uma grande variedade de espetáculos ocorrendo no teatro. Companhias nacionais e internacionais, tanto teatrais quanto líricas, passaram pela cidade. No mais, além dessas, também grupos locais se apresentavam lá, muitas vezes, inclusive, acompanhados de orquestras musicais. Cruz e Sousa, com alguma frequência, participava de eventos em que declamava suas poesias.
O teatro abrigou as cerimônias oficiais de comemoração do primeiro ano da abolição da escravidão, em maio de 1889, ainda sob a Monarquia.
[Imagem] Theatro Santa Isabel. c. 1890. Acervo: Gilberto Gerlach.
FRECCIA, Gustavo Weiss. A programação no Theatro Santa Izabel e o gosto musical em Desterro no final do império. 2008. Trabalho de conclusão de curso (Graduação) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Curso de Música, Florianópolis, 2008.
HISTÓRICO Teatro Álvaro de Carvalho. Disponível em: <http://www.tac.sc.gov.br/>. Acesso em: 22 jun. 2011.